Teste Psicológico...

E aííí?

Eita, o teste psicológico. Sempre achei que não tinha muita importância, mas o tom que meu 'entrevistador' deu a ele me fez ficar mais atenta. Não só isso como também o número de anotações que ele fez. Enfim, vou falar um pouquinho sobre ele hoje.

O teste não tem certo e errado e não elimina ninguém. Mas é um jeito de saber o seu estilo. E, claro, as famílias vão ver o resultado. O que me chamou a atenção é que algumas perguntas que anotei como sendo do teste de inglês, foram utilizados no psicológico... Entre elas:

-Como você vai fazer para ter um bom relacionamento com os host parents?
-O que vai fazer quando sentir saudades?

Ainda bem que eu tava mais atenta pra essas, mas teve algumas, pras quais eu não estava muito preparada, que achei bem importantes:

-O que você vai fazer se, quando você chegar, sua host kid não gostar de você?
-Descreva uma lembrança ruim.

Poxa, na hora eu saquei que as respostas a essas duas perguntas diriam bem qual é o meu perfil e como eu lido com as dificuldades. Muita gente pra quem fiz essa pergunta (a primeira) disseram, na lata, "Eu ficaria chateada!". Que fique bem claro, cada uma tem seu perfil, sua personalidade, e é importantíssimo que fique claro o seu perfil pra você se dar bem com uma família que gosta dele. Fato. Mas a gente têm que lembrar também que vamos ser contratadas por alguém, então é bom mostrar algumas qualidades que, se a gente tem pouco, pelo menos vai desenvolver. Minha resposta, mais ou menos:

-"Eu não me surpreenderia muito, pois as crianças nos testam. Elas, no fundo, querem saber o quanto estamos dispostas a cativar elas, gostar delas e se esforçar pra cuidar delas. Se eu desistisse logo no começo, por isso, as coisas só iriam piorar, pois eu não conquistaria a confiança da criança."

Melhor que "Ficaria chateada. Ponto.", neh? Se eu ficaria chateada? Até ficaria. Mas realmente tomaria como um desafio e bola pra frente. Mas mesmo se não fosse assim, minha resposta seria quase a mesma. A mesma coisa a segunda perguntinha sacana. Resolvi contar o causo da menininha mentirosa que eu cuidei, mas que consegui contornar. Lembrança ruim? Pois sim. Demonstrei que sei lidar com isso? Tentei, ao menos. Agora, às vezes a gente acaba com oportunidades de parecer profissional, como responder "A morte da minha avó. Ponto.". É ruim, claro, mas sooa meio 'E...?' em um teste psicológico...

Bom, talvez eu esteja valorizando demais esse teste, mas essas perguntas podem revelar muuuito mais do que a gente imagina e precisamos ficar atentas às nossas respostas e treinar no espelho xD Aliás, esqueci duas perguntas que o moço me fez no teste de inglês:

-Tell me a memory of your childhood.
-How would you introduce your culture to your host family?

Pra quem quer a lista das perguntas que eu treinei pro teste de inglês, além das que já coloquei no post anterior, aqui vai:

-O que é importante no cuidado com as crianças?
-O que você faria com as crianças em dia de neve/chuva?
-Como você acalmaria uma criança que não pára de chorar?
-Quais jogos você brincaria com as crianças?
-Do que você vai sentir falta quando viajar?
-Que filme você gostava quando criança?
-Você dirige quando e onde?
-Conte uma experiência boa e ruim com as crianças.

E tem simulações diferentes também, como a casa do vizinho pegando fogo, um acidente com a criança, criança engasgando... Sempre explicando a situação, dizendo quem você é, onde mora e com quem está e perguntando o que fazer...

Lembrando, gente, uns dias antes do teste, escrevam nun caderno essas perguntas e escrevam as respostas (em inglês) e tentem dar uma memorizada, pra pelo menos ter a resposta na ponta da língua e não ficar pensando e soltando "Hããã... Huuum... I think that I think that..." xD

É isso!

P.S.: Ingridy! -Hahaha, tava tão acabada com o 'não passou' que um 6 foi tuuudo! Mas pra mim tá bom, não vai ter tanta cobrança na hora da primeira ligação! Boa sorte pra nóóós!

Gabi! -Semana que vem começo a tirar as fotos e fazer os vídeos e adorei as dicas! E vou querer ajuda, sim! To pensando em fazer o vídeo no máximo no fim desse mês! Aí te encho! E quero ver seu vídeooo! As perguntas tão aí, qualquer coisa só pedir ajuda... Mas você é da APC, neh? Acho que os testes são bem diferentes, mas só mandar mail!

Jaque! -Valew por seguir! Boa sorte na sua entrevista, vai dar tudo muito certo!

Mah! -Nooossa, eu quase tive um treco, mesmo xD Toma coragem, se prepara bem e vai fazer! Vai dar tudo certo! E app, lá vamos nós xD

Carla! -Uhuu! Valew!

Camila! -Boa sorte no novo teste! E vamos conseguir fazer tudinho até dezembro, tenho certeza! O certo é se dar um prazo e seguir ele!

Lo! -Hahaha, nossa, nem imagino! Vou treinar a minha cara de 'Humm, entendi...' no espelho! Huahuahua! Teeenso.

Stefany! -Nossa, obrigada você pelo ótimo post lá! E por ter respondido meu comentário! É, vou colocar sim, essa é importante neh? Vou sempre aparecer lá no SOS, continuem na animação!

Luana! (Marco, nas horas vagas xD) -Meeedo da letter, já falei mil vezes e mantenho, por enquanto! Veja se te ajuda esse post do teste psicológico! E que sustão quando vi Marco Antonio escrito nos comments, huahuahua! Ebaaa, vamos embarcar juntas, então? Quem sabe neh?

Luana (2)! -Obrigada! Huahuahua, ele aproveitou pra testar meus nervos!!! Ver se não surto fácil, hehehe! Vamos evoluindo neh? Boa sorte com o passaporte!!!

Muito obrigada a todas pelos comentários, apoios e parabéns! Saibam que torço pra que todas vocês se deem muito bem e aí a gente vai se encontrar nos States e rir de tudo isso! Beijos pra todas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

5 comentários:

Camila Moura disse...

Muito bom!! É tb acho que esse teste conta muito eu já fiz esse teste pela CC, acho que pela Ci é diferente!!
=D

Boa sorte e beijãooo!!

Carla Lorena disse...

eh... achei suas respostas legais mesmo... ainda bem q pela expert n tinha isso rs... bom... e dificil... chegando aki e td mais dificil rs... nem sei pq to falando isso, mas os planos q vc tinha pra dias de chuva e tal, parecem tds mto dificeis... pelo menos meus boys se interessam por cada brincadeira ou brinquedo no max 5 minutos rs...

Evelin disse...

Oi...
Primeira vez no blog e vou sempre passar por aqui pra saber sobre seu processo pra se tornar au pair. Eu acredito que em qualaquer teste psicológico o que vale é a sinceridade, na verdade todo o processo de au pair temos que ser transparentes, afinal são 12 meses da nossa vida com pessoas que nunca vimos, e ser verdadeira é uma segurança pra nós e pra eles também.
Beijos...

Luana disse...

huahauah comedia neh...eh a vida de au pair q ta m enlouquecendo rs! esse post vai m ajudar e muuuito...n tinha noção alguma d como seria o teste psicologico!!!mas tbm mantenhooo um medooo uahauha
Obrigadaaa e um bjaoooo

Anônimo disse...

Oieeee!
O teste psicológico é in english ou in portuguese? o.o
Pra algumas perguntas eu não tenho resposta também, mas tá até bom, viu... As perguntas não são difíceis, só tenho que aprender alguns vocabulários rsrs
Acho bom se preparar não só escrevendo as respostas num papel, como também treinar a parte oral.

Boa sorte com o resto do processo =D

Beijoooooo!

Postar um comentário